+55 11 98439 7810|wilson@ioparlo.com.br

Transformando experiência em saber compartilhado

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Desenhando Sua Vida: o “GPS” que ajuda jovens na escolha profissional

O início de carreira para os jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho e que precisam enfrentar o contexto econômico que estamos passando é sem dúvida um enorme desafio.  As exigências de experiência e o networking costumam ser grandes diferenciais na hora da contratação, o que coloca muita gente dessa geração em dúvida, até mesmo na hora de escolher uma profissão para seguir. Vivemos uma forte tendência de escolhas pela “paixão”. Como disse o filósofo grego Confúcio, “escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”. Na prática, essa proposta muitas vezes vem embalada numa realidade mais dura, já que os compromissos com horários, modelos de trabalho e as próprias contas são fatores que regem a atividade profissional de forma geral.

 

Pensando exatamente nisso, os professores e pesquisadores de Stanford, Dave Evans e Bill Burnett, vem desenvolvendo um projeto que já virou curso e livro, inspirado nos princípios do Design Thinking, chamado “Designing Your Life” (Desenhando sua vida). Eles acreditam que a decisão por uma profissão pode ser menos impulsiva e mais planejada, com o auxílio de uma ferramenta de gestão. Na contramão do que outros especialistas costumam dizer, os professores acreditam que escolher pela paixão não é uma boa seleção justamente porque 80% das pessoas não sabe com exatidão qual é essa paixão ou simplesmente porque elas têm mais de uma e não sabem qual escolher.

 

O jovem precisa fazer uma escolha muito difícil e ainda com pouca maturidade e experiência de vida, o que dificulta mais a plena certeza daquilo que seria sua vocação. O próprio pesquisador, que atua no Vale do Silício, ressalta que é preciso ter flexibilidade e reconsiderar os planos quando necessário. Essa é uma mensagem importante de alguém com 63 anos de idade e que está em sua quinta carreira. No contexto brasileiro, a questão se agrava em função dos desafios econômicos, mas que reforçam a necessidade desse olhar mais acurado sobre o caminho profissional a seguir.

 

Quem chega agora no mercado precisa levar em consideração as aptidões e os gostos, mas também as tendências das profissões, a estabilidade que cada uma oferece e, acima de tudo, fazer um bom planejamento. O curso e livro de Dave e Bill são exemplos de que é possível a realização de uma vida profissional que está sintonizada com os chamados internos de cada um, e ainda assim, alinhada com as possibilidades reais de uma carreira sólida. Nesse quesito, o Design Thinking tem se mostrado uma metodologia eficaz.

 

Um outro passo importante e que também acontece de forma mais fácil e menos traumática com a preparação adequada é a travessia profissional, isto é, aquele momento de mudança de atividade, ou de emprego, em que alguns profissionais escolhem ou são obrigados a passar. Nossa recomendação é que o pensamento estratégico se faça presente em cada passo da vida, para que seja possível detectar oportunidades e minimizar perdas ou retrocessos.

 

 

Wilson Medeiros
Palestrante com atuação nos campos de vendas, gestão, liderança e motivação. Acompanhe também no Facebook, no Instagram e no Linked In. Acesse o site: www.wilsonmedeiros.com.br.

 


Wilson-Medeiros-17-Desenhando-Sua-Vida.pdf
Download