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Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018

A hora e a vez da análise

A leitura atenta, a compreensão e aplicabilidade das análises no negócio tem se comprovado de grande eficácia na dinâmica de potencializar resultados

É verdade que grandes cases de sucesso foram construídos por profissionais que, inicialmente, basearam-se em seus sonhos, intuições e viés empreendedor. Isso em outros tempos. Hoje, a atuação em esfera global e a força da competição tem exigido esforços intensivos de pensamento estratégico para alavancar resultados e se manter vivo no “placar corporativo”.

Nesse jogo, entra em campo a combinação de dados com análise. A leitura atenta, a compreensão e aplicabilidade das análises no negócio tem se comprovado de grande eficácia na dinâmica de potencializar resultados. Também é uma ferramenta importante para interpretar tendências, oportunidades, e ainda identificar pontos de melhorias em sua atividade operacional.

Segundo o SAS,  líder mundial de mercado em softwares e serviços de business analytics, os modelos analíticos de alta precisão, capazes de antecipar padrões e tendências de grande impacto, como demandas futuras dos consumidores, já fazem parte do dia-a-dia de muitas organizações. Por exemplo, os portais de e-commerce oferecem produtos de acordo com preferências percebidas a partir dos movimentos dos internautas com seus mouses. Agências de viagens reprogramam roteiros conforme os fatores climáticos ou eventos como crises políticas ou erupções vulcânicas. Bancos previnem fraudes a partir de algoritmos sobre padrões de comportamento suspeitos, e assim por diante.

Vale lembrar que, na era da informação, o avanço da tecnologia e das redes sociais tem sido exponencial, o que pressupõe ganho de competitividade, à medida em que também se adquire mais conhecimento.  

O SAS ilustra um caso de um fabricante de álcool global que estava com dificuldade em definir uma rota de longo prazo das vendas de várias linhas de produtos ao redor do mundo. A partir de dados sobre efeitos dos fatores econômicos globais, preços e eventos de marketing dos concorrentes, uma equipe de analistas produziu uma ampla gama de previsão para 29 mercados globais, incorporando marketing, preço e fatores geoeconômicos. A precisão média das previsões aumentou em 35%. A organização também foi capaz de antever os efeitos das alterações de preço e das atividades de marketing. Além disso, os efeitos das mudanças das condições econômicas em vendas futuras começaram a poder ser simulados.

Desafios como esses demandam mais do que o processamento automático de grandes volumes de dados. De acordo com Bruno Maia, head da América Latina de Cloud Analytics do SAS, exigem análise especializada e personalizada. Lembrando que no aperto econômico de 2015, alguns setores e empresas repensaram conceitos e atitudes para crescer. A tecnologia aliada à especialização profissional foram os ingredientes principais adotados pela Paranaense Zacarias Veículos para superar a retração econômica e manter a lucratividade.

A mensagem, portanto, nos diz que é a vez de dar atenção à análise como diferencial, não apenas para alavancar resultados atuais e futuros, mas para recalcular a rota do seu negócio.