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Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2017

Quem pensa diferente percebe os Novos Modelos de Negócios

Já comentei em algumas conversas e até mesmo em algumas das minhas palestras uma observação curiosa que nem todo mundo se deu conta: uma das maiores empresas de transporte do mundo, que já dominou centenas de cidades, não possui um único carro sequer. Outra grande empresa de hospedagem revolucionou o mercado com uma nova proposta, e ela também não tem nenhum hotel. Estamos falando do Uber e do Airbnb. Esses são apenas dois modelos de negócio que viraram os mercados onde atuam de ponta a cabeça, entrelaçando as facilidades da tecnologia e seus aplicativos com um movimento contemporâneo de economia colaborativa.

 

Muitas vezes uma solução para um problema da sociedade ou a facilitação de algo que já existe está muito evidente e ninguém ainda percebeu. Essa tendência propulsionada pela rápida evolução dos recursos tecnológicos abre um mar de possibilidades, estando apenas limitada pela criatividade de cada um. Ouvi dizer, por exemplo, a história de uma mulher que adorava ir à praia e às vezes sentia vontade de tomar um sorvete ou comer um espetinho e precisava ficar esperando que algum ambulante passasse. Então ela foi lá e criou o aplicativo Na Praia, onde o banhista pode chamar o vendedor com muita facilidade.

 

Também brinco nas minhas palestras dizendo que hoje em dia a farmácia vende até remédio. Isso, é claro, elucidando o fato de que a proposta deste tipo de negócio foi além do óbvio, isto é, deixou de vender apenas medicamentos para vender cosméticos, produtos de higiene, doces e balas, e tantas outras coisas.

 

Por outro lado, a tendência do Colaborativismo, permitindo o compartilhamento de coisas e serviços, vem de encontra a uma supervalorização ao consumismo desenfreado, que acaba por gerar um verdadeiro esgotamento de recursos naturais aliada a uma superprodução de lixo. O lowsumerism implica numa filosofia de vida – e de consumo, é claro – muito mais compatível com um mundo que está repensando suas necessidades e modelos de compra e venda.

 

Nesse momento desafiador da economia brasileira, ter um olhar diferenciado para possibilidades de novos modelos de negócios é fundamental para garantir sobrevivência e preferência. Já citei em um artigo exatamente sobre isso: desfrutar da adversidade. E vamos combinar que o brasileiro tem maestria nessa arte de reinventar negócios. A criatividade faz parte da alma do brasileiro e inspira até mesmo quem é de fora. Por isso, a dica é: estude e aprofunde conhecimentos, e liberte a sua criatividade.

 

 

Wilson Medeiros
Palestrante com atuação nos campos de vendas, gestão, liderança e motivação. Acompanhe também no Facebook, no Instagram e no Linked In. Acesse o site: www.wilsonmedeiros.com.br.

 


Wilson-Medeiros-15-Novos-Modelos-Negócios.pdf
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